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terça-feira, 5 de janeiro de 2016

ROTINAS, NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

ROTINAS, NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p.12 ) a educação infantil é definida como:
Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
 É necessário avançar em direção a uma pratica educativa pautada na aprendizagem das crianças e considerar que o processo de ensino e aprendizagem se constrói através do desenvolvimento de habilidades e competências. Sendo assim, habilidades e competências são inseparáveis, mas exige domínio de conhecimento. Nessa perspectiva habilidade e considerada como algo menos amplo do que competência, ou que várias habilidades constituem uma competência, elas estão associadas ao saber fazer e devem ser desenvolvidas na busca das competências. (Caminhos da Infância,2007,p.27)
Entendemos a rotina na educação infantil como a base do trabalho educativo. Definindo a rotina como o centro das ações da educação infantil, e fonte provocadora de experiências vividas por crianças, famílias e profissionais, devem ser pensada e planejada a partir das necessidades das crianças.

Como define Barbosa (2006, p.201-202)
[...] a rotina é compreendida como uma categoria pedagógica da educação infantil que opera como uma estrutura básica organizadora da vida coletiva diária em um certo tipo de espaço social, creches ou pré-escolas. Fazem parte das rotinas todas aquelas atividades que são recorrentes ou reiterativas na vida cotidiana coletiva, mas que, nem por isso, precisariam ser repetitivas, isto é, feitas da mesma forma todos os dia. Além de fornecer a sequência das atividades diárias, a rotina, na sua constituição, utiliza-se de elementos que possibilitam a sua manifestação, como a organização do ambiente, os usos do tempo, a seleção e a proposição de atividades e a seleção e a construção dos materiais. Além desses aspectos mais visíveis, percebe-se também a ação das rotinas como constituidoras de subjetividades.
E o currículo, dessa forma, deve articular as experiências, saberes, vivências interações e brincadeiras, por meio de práticas planejadas e permanentemente avaliadas. Contempladas nas Diretrizes da Educação Infantil, p25 (2010)

Através deste estudo surgiu a necessidades da formulação de uma nova planilha que segue em anexo.

TEMA:
CRONOLOGIA:
JUSTIFICATIVA:

ROTINAS
COMPETÊNCIAS (saber)
HABILIDADES (saber fazer)
CONTEÚDOS
Entrada e saída





Alimentação





Higiene





Repouso





Brincadeiras /Psicomotricidade





 Músicas/Histórias





POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIA









REFERÊNCIAS
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BARBOSA, Maria Carmem. A rotina nas pedagogias da educação infantil. 2006. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org Acesso em: 27 de junho de 2015.


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