ROTINAS, NA EDUCAÇÃO
INFANTIL.
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS
Nas Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010, p.12 ) a educação infantil é
definida como:
Primeira etapa da educação
básica, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como
espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos
educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos
de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados
por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
É necessário avançar em direção a uma pratica
educativa pautada na aprendizagem das crianças e considerar que o processo de
ensino e aprendizagem se constrói através do desenvolvimento de habilidades e
competências. Sendo assim, habilidades e competências são inseparáveis, mas
exige domínio de conhecimento. Nessa perspectiva habilidade e considerada como
algo menos amplo do que competência, ou que várias habilidades constituem uma
competência, elas estão associadas ao saber fazer e devem ser desenvolvidas na
busca das competências. (Caminhos da Infância,2007,p.27)
Entendemos a rotina na
educação infantil como a base do trabalho educativo. Definindo a rotina como o
centro das ações da educação infantil, e fonte provocadora de experiências
vividas por crianças, famílias e profissionais, devem ser pensada e planejada a
partir das necessidades das crianças.
Como define Barbosa (2006, p.201-202)
[...] a rotina é compreendida como uma
categoria pedagógica da educação infantil que opera como uma estrutura básica
organizadora da vida coletiva diária em um certo tipo de espaço social, creches
ou pré-escolas. Fazem parte das rotinas todas aquelas atividades que são
recorrentes ou reiterativas na vida cotidiana coletiva, mas que, nem por isso,
precisariam ser repetitivas, isto é, feitas da mesma forma todos os dia. Além
de fornecer a sequência das atividades diárias, a rotina, na sua constituição,
utiliza-se de elementos que possibilitam a sua manifestação, como a organização
do ambiente, os usos do tempo, a seleção e a proposição de atividades e a
seleção e a construção dos materiais. Além desses aspectos mais visíveis,
percebe-se também a ação das rotinas como constituidoras de subjetividades.
E o currículo, dessa forma, deve articular as experiências,
saberes, vivências interações e brincadeiras, por meio de práticas planejadas e
permanentemente avaliadas. Contempladas nas Diretrizes da Educação Infantil,
p25 (2010)
Através deste estudo surgiu a
necessidades da formulação de uma nova planilha que segue em anexo.
TEMA:
CRONOLOGIA:
JUSTIFICATIVA:
ROTINAS
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COMPETÊNCIAS
(saber)
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HABILIDADES
(saber fazer)
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CONTEÚDOS
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Entrada e saída
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Alimentação
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Higiene
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Repouso
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Brincadeiras
/Psicomotricidade
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Músicas/Histórias
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POSSIBILIDADES
DE EXPERIÊNCIA
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REFERÊNCIAS
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes
Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BARBOSA, Maria Carmem. A rotina nas pedagogias da
educação infantil. 2006. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org Acesso em: 27 de junho de
2015.
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