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quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

IDENTIDADE

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil[1], a identidade "é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal" (RCNEI, 2001, vol. 2, p. 13). Por isso, conhecer a importância de se ter um nome diz respeito à construção gradativa da identidade de cada um, considerando que o conhecimento dela faz parte da ideia de distinção, de individualização e de individuação. Referimo-nos, portanto, à construção individual do ser, sem distinção ou preconceitos.

A literatura também é importante nesse processo de autorreconhecimento. É relevante explorar, nos momentos literários, obras que tratam do tema: autoconhecimento, conhecimento do outro, diferenças, diversidades; obras que, por meio das sensações, levem o aluno a reconhecer e a perceber os próprios sentidos, a olhar para dentro de si, com mais atenção e reflexão.


[1] Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF, 2001.

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