Jogos e Brincadeiras para Crianças de zero a três anos
Móbile
Objetivo:
·
Ampliar o tempo de fixação visual do bebê por meio da observação
do móbile.
·
Desenvolver a percepção tátil por meio do manuseio do móbile
Como utilizar
O móbile por ser um
objeto colorido e que tem movimento, atrai muito a atenção do bebê. Ao mesmo
tempo ele desperta no bebê grande alegria quando o observa. Deste modo, você deve construir alguns
móbiles de formatos diferentes, como frutas, figuras de crianças, meios de
transporte, animais etc., e depois fixá-lo no teto onde se localizam os berços
(...) para que ele possa se divertir e desenvolver sua percepção visual através
da observação dos móbiles... Por isso, passe
pelos móbiles e os balance dando-lhes movimento, depois chame a atenção do bebê
para que visualize os móbiles.
Chocalho
Objetivos:
·
Estimular a percepção auditiva ao manusear o chocalho.
·
Manusear o chocalho percebendo sua textura e movimento.
Como utilizar
Coloque os
chocalhos sobre o tapete onde
se encontram os bebês, automaticamente eles se interessarão em manipulá-los.
Pegue um dos chocalhos e comece a balançar e a cantar. Dê o chocalho para a
criança e a convide a sacudir também enquanto você canta. No começo ele pode
pegar e jogar, mas, com o
passar do tempo, ele imitará com certeza o seu movimento de sacudir os
chocalhos de garrafas só para ouvir o som produzido.
Cilindro
Objetivos:
·
Promover a percepção tátil.
·
Desenvolver o equilíbrio.
Como utilizar
Disponibilize os
cilindros sobre o tapete. Estimule a criança a sentar ou a se debruçar sobre o
cilindro. Quando a criança estiver sentada sobre o cilindro segure sua mão e
balance a criança de um lado para o outro estimulando seu equilíbrio. Você
também pode estimular a criança a ficar de bruços sobre o cilindro e a se
movimentar para frente e para trás. Vale destacar que o cilindro é um recurso
pedagógico que deve ser utilizado por crianças a partir de 8 meses.
Cubos com desenhos
de frutas
Objetivos:
·
Estimular a noção de causa e efeito.
·
Aprimorar o movimento manual.
·
Desenvolver a percepção visual
Como utilizar
No tapete da sala
de aula, disponibilize para as crianças vários cubinhos. Estimule-as mostrando
como podemos empilhá-los. Em seguida, convide-as para empilhar oferecendo-lhe
um cubinho . A cada tentativa da criança, incentive-a para colocar mais um
cubinho sobre o outro. Quando a pilha desmoronar, diga: “ Viva!”. E comece tudo
novamente.
Livro de pano
Objetivos:
·
Conhecer as figuras.
·
Verbalizar os sons e o nome das figuras.
·
Ampliar a atenção visual.
·
Desenvolver a percepção tátil.
·
Desenvolver a coordenação motora.
Como utilizar
Sente a criança em
seu colo virada para frente. Coloque o livro no colo da criança e comece a
virar as páginas do livro mostrando para ela cada desenho e verbalizando seu
nome e o seu som, por exemplo: Cachorro, au-au. Outra forma de utilizar o livro
de pano é deixá-lo no tapete para que a criança o manuseie livremente. Ainda
você pode também colocar as crianças sentadas em círculo e ir mostrando as
figuras para elas e dizendo seu nome e o seu som. Você pode também, além de
falar o nome e o som dos objetos, cantar musiquinhas que falem do objeto
mostrado, como mostrar o desenho do coelho e cantar a musiquinha do coelho.
Caixas de Papelão
Objetivos:
·
Adquirir a noção de espaço ( dentro e fora).
·
Desenvolver a coordenação motora.
Como utilizar
No solário, coloque
as diferentes caixas de papelão e convide as crianças para entrarem nelas.
Dentro das caixas coloque algum brinquedo para estimular a entrada das crianças
nas caixas. Diga sempre para a criança que ela está dentro da casa, e quando
ela sair, diga que está fora da casa.
Caixa de Encaixe
Objetivos:
·
Desenvolver a coordenação motora.
·
Ampliar o tempo de concentração.
·
Adquirir noção de causa e efeito.
Como utilizar
Em uma
atividade dê para as criança
folhas de jornal para serem
amassadas. Explique para elas que vocês irão fazer bolas, estimulando-as a
amassarem o papel utilizando as duas mãos e fazendo força para ficar em forma
de bola. Depois, passe a fita adesiva nas bolas sob a observação da criança,
dizendo-lhe que essas bolas farão parte da caixa de encaixe. Em seguida dê para
as crianças as diferentes caixas com os quadrados de isopor e as bolas
construídas por elas para serem encaixados na caixa de encaixe.
SUZUKI, Juliana Telles Faria et al. Ludicidade e Educação. São
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
Tinta de Maisena e
Vinagre
2 colheres de chá de vinagre branco
2 colheres de chá de Maizena
20 gotas de corante comestível
Em uma tigela misture o vinagre, a maisena e o corante diluído e misture.
Tinta de Farinha de Trigo
1 xícara de Farinha de trigo
3 xícaras de Água
Corante alimentício
Misture misture a farinha de trigo e a água em uma panela.
Ferva até que a mistura fique densa.
Acrescente qualquer corante na cor preferida.
Tinta de Gelatina
Pó para gelatina
Água
Junte a água e o pó para gelatina até obter a consistência cremosa.
2 colheres de chá de vinagre branco
2 colheres de chá de Maizena
20 gotas de corante comestível
Em uma tigela misture o vinagre, a maisena e o corante diluído e misture.
Tinta de Farinha de Trigo
1 xícara de Farinha de trigo
3 xícaras de Água
Corante alimentício
Misture misture a farinha de trigo e a água em uma panela.
Ferva até que a mistura fique densa.
Acrescente qualquer corante na cor preferida.
Tinta de Gelatina
Pó para gelatina
Água
Junte a água e o pó para gelatina até obter a consistência cremosa.
Tinta de legumes e/ou verduras
Água e pedaços de beterraba
Bata a beterraba
no liquidificador com pouca água.
Não é necessário coar.
Variações: Para obter uma massa mole,
acrescente farinha de trigo e óleo.
Para conseguir efeito aguarela,
acrescente água. Ainda é possível engrossar a tinta. Coloque tudo numa panela,
acrescente amido de milho ou farinha de trigo à mistura e cozinhe até ficar com
aparência de papa. Poderá ser usada quando estiver fria ou morna.Fonte: revista
Nova Escola - agosto 2007)
Tinta de cenoura
Cenouras cozidas e amassada
Água
Maizena.
Dissolva a maizena em um pouco de água, misture a cenoura e leve ao fogo para engrossar até virar um mingau bem firme.
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