Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

PROJETOS

              
PROJETO:DETIVE DAS PLANTAS

TEMAS: PAIS, FOLCLORE, MUNICÍPIO, PÁTRIA, PLANTAS, DIA E NOITE, ESTAÇÕES DO ANO, SEMANA DAS CRIANÇAS;

JUSTIFICATIVA

Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer ás crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e interações, advindas das situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos; Sendo assim este projeto tem por finalidade estimulara criança a estabelecer contato com a diversidade, conhecendo também algumas manifestações culturais, desenvolvendo atitudes de respeito, interesse e curiosidades.

OBJETIVO GERAL

  • Conhecer e valorizar algumas manifestações culturais de forma lúdica e prazerosa através da interação entre alunos, professores e demais funcionários e toda comunidade escolar, trazendo para a sala de aula situações real do meio em que vivemos.


EIXOS DE TRABALHO

ARTES VISUAIS
OBJETIVO ESPECÍFICO:
    

  •   Promover o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, literatura e poesia.

CONTEÚDOS
·         Marcas gráficas realizadas em diferentes superfícies;
·         Diversidades de cores, texturas, formas e tamanhos;
·         Observação e identificação de imagens diversas;
·         Respeito à produção individual e coletiva;

MÚSICA E MOVIMENTO
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·         Adquirir e aperfeiçoar gradativamente os movimentos de locomoção (rolar, sentar, rastejar, parar, pular e corre).

CONTEÚDOS
·         Canto e movimento;
·         Contemplação e apreciação do meio ambiente;
·         Sensações e ritmos corporais (gestos, postura e linguagem oral);

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·         Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal assim, interagir com os adultos e demais crianças.

CONTEÚDOS
·         Comunicar e expressar desejos, necessidades, interesses, opiniões, ideias, preferências e sentimentos;
·         Construção de vínculos e convívio social: cooperação e solidariedade;
·         Ampliação e estimulação do vocabulário;
·         Representação de ideias através da fala, gestos, símbolos, e da literatura infantil;

NATUREZA E SOCIEDADE

OBJETIVO ESPECÍFICO:
·      Vivenciar diferentes experiências que permitem, através dos sentidos, a compreensão dos elementos e fenômeno da natureza manifestando curiosidade e interesse pelo natural e cultural.


CONTEÚDOS
    
    Tradições culturais da família e da comunidade;
          Elementos da natureza;
·     Pais;
·      Município;
·      Pátria;
·      Dia das crianças;

MATEMÁTICA

OBJETIVO ESPECÍFICO:
·      Experiência no ambiente escolar, ações que ampliem as vivencias cotidianas estabelecendo aproximações e algumas noções matemáticas como: contagem, relações espacial entre outras.

CONTEÚDOS:
·      Comparação, classificação e seriação;
·      Contagem oral;
·      Jogos;
·      Formas e cores;

IDENTIDADE E AUTONOMIA

OBJETIVO ESPECÍFICO:
·      Sensibilizar as crianças quanto a importância do respeito às manifestações culturais e cuidado com a natureza, através de atividades lúdica, brincadeiras e música, possibilitando relacionamentos e vínculos.

CONTEÚDOS:
·         
      Relações temporais;
·         Rotina, cotidiano e cuidados;
·         Conceitos relacionados ao tema;
·         Tradições culturais;

POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIA
·         Alinhavo
·         Textura
·         Pintura e colagem
·         Cantigas de roda
·         Ensaios
·         Higiene e alimentação
·         Apresentação e apreciação dos trabalhos realizados
·         Contação de histórias
·         Exploração de materiais e objetos diversos
·         Jogos
·         Roda de conversa
·         Brincadeiras livres e dirigidas
·         Pic-nic
·         Atividades gráficas
·         Músicas, vídeos e danças relacionadas ao tema
·         Massinha de modelar
·         Matérias impressos
·         Painéis coletivos
·         Músicas textos e parlendas ilustrados
·         Massagens de estimulação
·         Formas geométricas
·         Circuitos
·         Boliche
·         Produções artísticas
·         D.V.D E C.D


AVALIAÇÃO

Será realizada através da observação e registro do comportamento e desenvolvimento individual de cada criança, durante a realização do projeto.


CULMINÂNCIA

Para o fechamento deste projeto será realizada uma assembleia interna com entrega de lembrancinhas, brincadeiras e distribuição de muitas guloseimas.





PROJETO:
AS MORADIAS DE ONTEM E DE HOJE!
É DE DAR ÁGUA NA BOCA!

TEMAS:   
MORADIAS, MÃES E SUA PROFISSÃO,ALIMENTAÇÃO,COMUNICAÇÃO,FESTA JUNINA, MEIOS DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

   
JUSTIFICATIVA

Vivemos em uma época em que os avanços tecnológicos e o acesso a informação são muito rápidos. A escola não pode ficar a margem dessa realidade, repetindo modelos tradicionais de transmissão de conhecimento. É necessário que o professor seja mediador no processo de construção do mesmo instigando a pesquisa e troca de idéias entre professor – aluno, aluno – aluno e entre sociedade que acerca.

OBJETIVO GERAL
  • Propicias situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis e de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança e o acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.


MOVIMENTO
OBJETIVO
  •         Explorar as diferentes posturas corporais nas brincadeiras e nas demais situações de aprendizagem.



 CONTEÚDOS

·         Descoberta e exploração dos movimentos, e diferentes sensações;
·         Estimulação auditiva através do uso da música e sons variados;
·         Estimulação motora para aprimorar a coordenação  através da manipulação de diferentes objetos e e texturas a fim de fortalecer os membros superiores.

ARTES
OBJETIVO
·         Ampliar o conhecimento de mundo que possuem;
·         Observação e reconhecimento dos objetos.

CONTEÚDOS
·         Percepção;
·         Sensibilidade;
·         Utilizar diversos materiais gráficos e plástico sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de  expressão e comunicação.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO
·         Participar de variadas situações oral, para interagir, expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral;
·         Brincar com formas de linguagem oral, escrita e corporal, desenvolvendo – as gradativamente.

CONTEÚDOS
·         Expressar –se nos jogos e brincadeiras;
·         Comunicar e expressar desejos, necessidades,  interesses,  opiniões, ideias, preferencias  e sentimentos;
·         Estimular o desenvolvimento da oralidade e o uso correto das palavras;

NATUREZA E SOCIEDADE

OBJETIVO
·         Explorar o ambiente para que possa se relacionar com outras pessoas, estabelecer contato com diversos objetos, manifestando curiosidade e interesse;
·         Diversidade de hábitos, costumes e modos de vida;
·         Construção de vínculos e convívio social: respeito, cooperação e solidariedade.

·         CONTEÚDOS

·         Tradições culturais da família e da comunidade ;
  Regras de convívio social;
 Relações afetivas, relação com as mães.


MATEMÁTICA

OBJETIVO

·         Estabelecer noções de tempo, espaço e ritmo através das brincadeiras propostas;
·         Experienciar no ambiente escolar, ações que ampliem as vivências cotidianas estabelecendo aproximações e algumas noções matemáticas, como contagem, relações espacias entre outras.

CONTEÚDO
·         Conceito de localização, quantidade, ordem e classificação;
·         Diversidades de cores ,texturas, tamanho e formas dos brinquedos.

IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVO
·         Identificar papéis sociais, possibilitando relacionamentos e vínculos afetivos;
·         Autonomia e o desenvolvimento de  habilidades motoras( amplas e finas).

CONTEÚDOS
·           Rotina, cotidiano, cuidado e tomada de decisões;
·         Socialização;
·         Experimentar, explorar e manipular materiais diversos;
·         Equilíbrio e confiança.


METODOLOGIAS:
·         Jogos e brincadeiras;
·         Músicas e danças;
·         Colagem e texturas;
·         Roda de conversa
·         Culinária;
·         Painéis coletivos;
·         Contação de histórias;
·         Circuito;
·         Alinhavo;
·         Contagem oral, seriação e classificação;
·         Manuseio de jornais e revistas, massinha de modelar.

RECURSOS:
Foto da criança com a família, papéis coloridos diversos, lápis e giz de cera,  e.v.a , cola, tesoura e outros materiais alternativos.

CULMINÂNCIA:
Assembleias internas.

AVALIAÇÃO:
Observação constante do comportamento das crianças no momento das atividades e principalmente no decorrer do dia. Durante a observação dos fatos, atentar-se a manifestações e os desejos . Anotar as reações no decorrer do período do projeto, acompanhando as evoluções.

REFERÊNCIAS:

CARVALHO,Maria  Teresa Vensceslau de,ORTIZ Cisele.Interações:ser professor de bebês-cuidar, brincar e educar,uma única ação.,São Paulo, p.50,blucher,2012.













Nenhum comentário:

Postar um comentário