PROJETO:DETIVE DAS PLANTAS
TEMAS:
PAIS, FOLCLORE, MUNICÍPIO, PÁTRIA, PLANTAS, DIA E NOITE, ESTAÇÕES DO ANO, SEMANA
DAS CRIANÇAS;
JUSTIFICATIVA
Na instituição de educação infantil,
pode-se oferecer ás crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas
brincadeiras e interações, advindas das situações pedagógicas intencionais ou
aprendizagens orientadas pelos adultos; Sendo assim este projeto tem por
finalidade estimulara criança a estabelecer contato com a diversidade, conhecendo
também algumas manifestações culturais, desenvolvendo atitudes de respeito, interesse
e curiosidades.
OBJETIVO
GERAL
- Conhecer e valorizar algumas manifestações culturais de forma lúdica e prazerosa através da interação entre alunos, professores e demais funcionários e toda comunidade escolar, trazendo para a sala de aula situações real do meio em que vivemos.
EIXOS
DE TRABALHO
ARTES VISUAIS
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Promover o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, literatura e poesia.
CONTEÚDOS
·
Marcas gráficas realizadas em diferentes
superfícies;
·
Diversidades de cores, texturas, formas e
tamanhos;
·
Observação e identificação de imagens
diversas;
·
Respeito à produção individual e coletiva;
MÚSICA E MOVIMENTO
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·
Adquirir e aperfeiçoar gradativamente os
movimentos de locomoção (rolar, sentar, rastejar, parar, pular e corre).
CONTEÚDOS
·
Canto e movimento;
·
Contemplação e apreciação do meio ambiente;
·
Sensações e ritmos corporais (gestos, postura
e linguagem oral);
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·
Estabelecer comunicação através da linguagem
oral e corporal assim, interagir com os adultos e demais crianças.
CONTEÚDOS
·
Comunicar e expressar desejos, necessidades,
interesses, opiniões, ideias, preferências e sentimentos;
·
Construção de vínculos e convívio social: cooperação
e solidariedade;
·
Ampliação e estimulação do vocabulário;
·
Representação de ideias através da fala,
gestos, símbolos, e da literatura infantil;
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO ESPECÍFICO:
· Vivenciar
diferentes experiências que permitem, através dos sentidos, a compreensão dos
elementos e fenômeno da natureza manifestando curiosidade e interesse pelo
natural e cultural.
CONTEÚDOS
Tradições culturais da família e da comunidade;
Elementos
da natureza;
· Pais;
· Município;
· Pátria;
· Dia
das crianças;
MATEMÁTICA
OBJETIVO ESPECÍFICO:
· Experiência
no ambiente escolar, ações que ampliem as vivencias cotidianas estabelecendo
aproximações e algumas noções matemáticas como: contagem, relações espacial
entre outras.
CONTEÚDOS:
· Comparação,
classificação e seriação;
· Contagem
oral;
· Jogos;
· Formas
e cores;
IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVO ESPECÍFICO:
· Sensibilizar
as crianças quanto a importância do respeito às manifestações culturais e
cuidado com a natureza, através de atividades lúdica, brincadeiras e música, possibilitando
relacionamentos e vínculos.
CONTEÚDOS:
·
Relações temporais;
Relações temporais;
·
Rotina, cotidiano e cuidados;
·
Conceitos relacionados ao tema;
·
Tradições culturais;
POSSIBILIDADES DE
EXPERIÊNCIA
·
Alinhavo
·
Textura
·
Pintura e colagem
·
Cantigas de roda
·
Ensaios
·
Higiene e alimentação
·
Apresentação e apreciação dos trabalhos
realizados
·
Contação de histórias
·
Exploração de materiais e objetos diversos
·
Jogos
·
Roda de conversa
·
Brincadeiras livres e dirigidas
·
Pic-nic
·
Atividades gráficas
·
Músicas, vídeos e danças relacionadas ao tema
·
Massinha de modelar
·
Matérias impressos
·
Painéis coletivos
·
Músicas textos e parlendas ilustrados
·
Massagens de estimulação
·
Formas geométricas
·
Circuitos
·
Boliche
·
Produções artísticas
·
D.V.D E C.D
AVALIAÇÃO
Será realizada através da
observação e registro do comportamento e desenvolvimento individual de cada criança,
durante a realização do projeto.
CULMINÂNCIA
Para o fechamento deste projeto será realizada uma assembleia interna com entrega de lembrancinhas, brincadeiras e distribuição de muitas guloseimas.
PROJETO:
AS MORADIAS DE ONTEM E DE HOJE!
É DE DAR ÁGUA NA BOCA!
TEMAS:
MORADIAS, MÃES E
SUA PROFISSÃO,ALIMENTAÇÃO,COMUNICAÇÃO,FESTA
JUNINA, MEIOS DE TRANSPORTE E TRÂNSITO
JUSTIFICATIVA
Vivemos em uma época em que os avanços tecnológicos e o acesso a informação
são muito rápidos. A escola não pode ficar a margem dessa realidade, repetindo
modelos tradicionais de transmissão de conhecimento. É necessário que o
professor seja mediador no processo de construção do mesmo instigando a pesquisa
e troca de idéias entre professor – aluno, aluno – aluno e entre sociedade que
acerca.
OBJETIVO GERAL
- Propicias situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis e de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança e o acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
MOVIMENTO
OBJETIVO
- Explorar as diferentes posturas corporais nas brincadeiras e nas demais situações de aprendizagem.
CONTEÚDOS
·
Descoberta e exploração
dos movimentos, e diferentes sensações;
·
Estimulação auditiva
através do uso da música e sons variados;
·
Estimulação motora
para aprimorar a coordenação através da manipulação de diferentes
objetos e e texturas a fim de fortalecer os membros superiores.
ARTES
OBJETIVO
·
Ampliar o conhecimento
de mundo que possuem;
·
Observação e
reconhecimento dos objetos.
CONTEÚDOS
·
Percepção;
·
Sensibilidade;
·
Utilizar diversos
materiais gráficos e plástico sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades
de expressão e comunicação.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO
·
Participar de variadas
situações oral, para interagir, expressar desejos, necessidades e sentimentos
por meio da linguagem oral;
·
Brincar com formas de
linguagem oral, escrita e corporal, desenvolvendo – as gradativamente.
CONTEÚDOS
·
Expressar –se nos jogos
e brincadeiras;
·
Comunicar e expressar
desejos, necessidades, interesses, opiniões, ideias, preferencias e sentimentos;
·
Estimular o
desenvolvimento da oralidade e o uso correto das palavras;
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO
·
Explorar o ambiente para
que possa se relacionar com outras pessoas, estabelecer contato com diversos
objetos, manifestando curiosidade e interesse;
·
Diversidade de hábitos,
costumes e modos de vida;
·
Construção de vínculos e
convívio social: respeito, cooperação e solidariedade.
·
CONTEÚDOS
·
Tradições culturais da
família e da comunidade ;
Regras de convívio
social;
Relações afetivas,
relação com as mães.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
·
Estabelecer noções de tempo,
espaço e ritmo através das brincadeiras propostas;
·
Experienciar no ambiente
escolar, ações que ampliem as vivências cotidianas estabelecendo aproximações e
algumas noções matemáticas, como contagem, relações espacias entre outras.
CONTEÚDO
·
Conceito de localização,
quantidade, ordem e classificação;
·
Diversidades de cores ,texturas,
tamanho e formas dos brinquedos.
IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVO
·
Identificar papéis
sociais, possibilitando relacionamentos e vínculos afetivos;
·
Autonomia e o desenvolvimento
de habilidades motoras( amplas e finas).
CONTEÚDOS
· Rotina, cotidiano, cuidado
e tomada de decisões;
·
Socialização;
·
Experimentar, explorar e
manipular materiais diversos;
·
Equilíbrio e confiança.
METODOLOGIAS:
·
Jogos e brincadeiras;
·
Músicas e danças;
·
Colagem e texturas;
·
Roda de conversa
·
Culinária;
·
Painéis coletivos;
·
Contação de histórias;
·
Circuito;
·
Alinhavo;
·
Contagem oral, seriação
e classificação;
·
Manuseio de jornais e
revistas, massinha de modelar.
RECURSOS:
Foto da criança com a família, papéis coloridos diversos, lápis e giz de
cera, e.v.a , cola, tesoura e outros
materiais alternativos.
CULMINÂNCIA:
Assembleias internas.
AVALIAÇÃO:
Observação constante do comportamento das crianças no momento das
atividades e principalmente no decorrer do dia. Durante a observação dos fatos,
atentar-se a manifestações e os desejos . Anotar as reações no decorrer do
período do projeto, acompanhando as evoluções.
REFERÊNCIAS:
CARVALHO,Maria Teresa Vensceslau de,ORTIZ
Cisele.Interações:ser professor de
bebês-cuidar, brincar e educar,uma única ação.,São Paulo, p.50,blucher,2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário